AD (728x60)

1

Background Image (Bottom)

Background Image (Bottom)
Imagem botão

Side Ad

Side Ad

Completed Series

Completed Series
Imagem top

Featured Post (TOP)

5

Flickr Images

2

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Recent Posts

https://www.facebook.com/classificadoscuiabamt/
Tecnologia do Blogger.

Followers

Blog Archive

Subscribe Via Email

Sign up for our newsletter, and well send you news and tutorials on web design, coding, business, and more! You'll also receive these great gifts:

NOVO SISTEMA DE SAÚDE - e-SUS

noticia

Home Style

mag

Ad unit

1

Educação em Saúde

slider

Carousel

slider

Avisos e Noticias de Ultima Hora...

  • ACS fazem Avaliação nos dias 31/03/2016 e 01/04/2016 e colocam as vacinas em dias na Creche do CAIC no Pedra 90.
  • Pesagem do Bolsa Família do 1º semestre de2016 MARÇO/ABRIL será até o dia 15 de Abril, vá até um PSF ou Posto de Saúde mais proximo de sua casa.

Slideshow

slider

EQUIPE

slider

PROFISSIONAIS

slider

ATENDIMENTO

slider

Total de visualizações

Pesquisar este blog

Post Ads (Documentation)

Top Featured

Sub menu section

agora

DISQUS SHORTNAME

slider

MAIS...

Slider

Boxed Style

slider

Video Of Day

Loading Effect

10

Author Info (Documentation)

Agente Comunitário de Saúde

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Top Featured Background Image

Top Featured Background Image

INFORMAÇÕES

slider

ATIVIDADES DO MES

slider

Flexible Home Layout

Slider

quinta-feira, maio 10, 2012

DENUNCIA DE BAIXO SALARIO PAGO POR GESTORES MUNICIPAIS

Share & Comment

GOVERNO FEDERAL REPASSA 871,00 ( OITOCENTOS E SETENTA E UM REAIS ) POR ACS E GESTORES ESTÃO PAGANDO SALARIO MÍNIMO 622,00.


 Denuncia contra baixos salários de agentes comunitários de saúde


A assessora jurídica da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Elaine Alves de Almeida, afirmou, em audiência pública na Câmara, que aproximadamente 70% dos agentes comunitários de saúde em atividade no País vivem com um salário mínimo ou menos por mês. Segundo a Conacs, estados e municípios não estão utilizando, no pagamento dos agentes comunitários, todo o valor repassado pela União. Além disso, apenas três estados estabeleceram carreiras com planos salariais que ultrapassam a faixa de um salário mínimo (Ceará, Goiás e Mato Grosso).

Os dados são parte de um levantamento feito pela Conacs, apresentado durante audiência da comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/09, que inclui na Carta Magna a previsão de plano de carreira e piso salarial nacional para os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias, conhecidos como mata-mosquitos. O levantamento aponta que os agentes estão presentes em 5.349 municípios.

O autor da PEC, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), concordou que há descaso com a profissão. Para ele, é preciso haver maior articulação entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais, para acabar com a desvalorização desses profissionais. O parlamentar lamentou também a falta de cumprimento da legislação pelos gestores públicos. “É o cúmulo secretários ou prefeitos deixarem de pagar ou pagar menos que o aceitável. Esses problemas só serão resolvidos quando a PEC for aprovada”, disse.

Atuação - A assessora da Conacs lembrou que, entre as atividades dos agentes de saúde, estão a participação nas campanhas de vacinação e o atendimento a gestantes, crianças, idosos, portadores de hanseníase, de alcoolismo e de doenças sexualmente transmissíveis. Outras funções são prestar informações sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue e da febre amarela e documentar informações, como o peso da população e condições de higiene.

Os agentes de saúde também são responsáveis por catalogar o número de nascimentos, de óbitos, de doenças crônicas e de casos de desnutrição. “São esses dados que alimentam o Sistema Único de Saúde”, afirmou a assessora.

Norma geral - O deputado Washington Luiz (PT-MA) criticou o tratamento dado aos agentes de saúde, inclusive em seu estado. “É preciso que haja uma norma que possa valer para todos. Não só para a questão salarial, mas também para as condições de trabalho”, acrescentou.

Para o presidente da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde, Edvan da Conceição Viana, é preocupante a situação desses profissionais em seu estado. Ele relatou que, lá, as remunerações são inferiores ao salário mínimo e não é todo mês que os agentes recebem pelo trabalho realizado.
http://www.camara.gov.br/internet/jornalcamara/default.asp?selecao=materia&codMat=52116
Tags:

Written by

We are the second largest blogger templates author, providing you the most excellent and splendid themes for blogger cms. Our themes are highly professional and seo Optimized.

0 comentários:

Postar um comentário

O Site não se responsabiliza e não aceita comentários que venha ofender, prejudicar, denegrir imagens ou pessoas, por favor modere os comentários.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
@2014 | Designed by Templatezy