Pinheiro relembrou sua época como deputado, quando relatou a proposta que incluiu na Constituição a possibilidade de concurso público para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias no Sistema Único de Saúde (SUS).
— É um trabalho que começou como voluntário e que hoje é fundamental para a estruturação da saúde básica no país — declarou o parlamentar.
Em aparte, Jayme Campos (DEM-MT) associou-se às homenagens e informou que a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promove hoje audiência pública sobre a situação dos agentes de saúde e de endemias.
Cícero contou que foi o primeiro prefeito de João Pessoa a criar equipes de saúde da família. Deixou o cargo com 180 equipes trabalhando, disse. Para ele, o caráter preventivo do trabalho dos agentes de endemias e agentes comunitários é fundamental, sendo preocupante a iniciativa de alguns estados e municípios de terceirizar a atividade.
Santiago destacou o papel dos agentes de saúde.
— Nós, que conhecemos de perto, sabemos a necessidade e a importância desse profissional, especialmente nas regiões mais pobres do país.
Ele ressaltou que é fundamental garantir salário justo para a categoria. O piso nacional dos agentes de saúde e de endemias foi aprovado ontem em comissão da Câmara e será votado no Plenário: R$ 750 até agosto de 2012, quando passará para R$ 866,89. O objetivo é chegar a dois salários mínimos em 2015.
110835
Senador(es) Relacionado(s):
Cícero Lucena
Jayme Campos
Walter Pinheiro
Wilson Santiago
Cícero Lucena
Jayme Campos
Walter Pinheiro
Wilson Santiago
0 comentários:
Postar um comentário
O Site não se responsabiliza e não aceita comentários que venha ofender, prejudicar, denegrir imagens ou pessoas, por favor modere os comentários.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.