AD (728x60)

1

Background Image (Bottom)

Background Image (Bottom)
Imagem botão

Side Ad

Side Ad

Completed Series

Completed Series
Imagem top

Featured Post (TOP)

5

Flickr Images

2

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Recent Posts

https://www.facebook.com/classificadoscuiabamt/
Tecnologia do Blogger.

Followers

Blog Archive

Subscribe Via Email

Sign up for our newsletter, and well send you news and tutorials on web design, coding, business, and more! You'll also receive these great gifts:

NOVO SISTEMA DE SAÚDE - e-SUS

noticia

Home Style

mag

Ad unit

1

Educação em Saúde

slider

Carousel

slider

Avisos e Noticias de Ultima Hora...

  • ACS fazem Avaliação nos dias 31/03/2016 e 01/04/2016 e colocam as vacinas em dias na Creche do CAIC no Pedra 90.
  • Pesagem do Bolsa Família do 1º semestre de2016 MARÇO/ABRIL será até o dia 15 de Abril, vá até um PSF ou Posto de Saúde mais proximo de sua casa.

Slideshow

slider

EQUIPE

slider

PROFISSIONAIS

slider

ATENDIMENTO

slider

Total de visualizações

Pesquisar este blog

Post Ads (Documentation)

Top Featured

Sub menu section

agora

DISQUS SHORTNAME

slider

MAIS...

Slider

Boxed Style

slider

Video Of Day

Loading Effect

10

Author Info (Documentation)

Agente Comunitário de Saúde

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Top Featured Background Image

Top Featured Background Image

INFORMAÇÕES

slider

ATIVIDADES DO MES

slider

Flexible Home Layout

Slider

segunda-feira, agosto 22, 2011

PISO SALARIAL 1.020,00/ 2011. Luta por piso salarial reúne dois mil agentes comunitários de saúde em Salvador

Share & Comment

SALVADOR/ BAHIA



Mais de dois mil agentes comunitários de saúde e de combate às endemias lotaram o estacionamento da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quinta-feira (18), em defesa da criação do piso salarial nacional e regulamentação da categoria. Os trabalhadores vieram de diversas regiões do estado para um seminário, realizado pela Câmara dos Deputados em parceria com a assembleia baiana, entretanto o grande número de trabalhadores fez com que a audiência fosse realizada na área externa do prédio.

O seminário foi promovido pelos deputados federais baianos Alice Portugal (PCdoB) e Amaury Teixeira, membros da Comissão Especial instalada na Câmara dos Deputados para analisar a criação do piso salarial nacional da categoria, em conjunto a outros 18 projetos de lei relacionados à carreira. O deputado federal do Maranhão, Domingos Dutra (PT), relator do PL que cria o piso, esclarece que os agentes reivindicam dois salários mínimos líquidos. “Hoje a União repassa para os municípios R$750, mas os agentes não recebem esse valor porque tem prefeitura que pega esse dinheiro e tira os encargos ou pagam outras despesas. Então é preciso que a União faça esse repasse de dois salários, e estabeleça reajuste com base no salário mínimo, além das férias e 13º”, disse Dutra.

A deputada Alice Portugal lembra que o piso é uma base e não teto, portanto não impede que os municípios paguem além dos dois salários como já acontece em alguns municípios baianos. Ela chama atenção ainda para a importância da mobilização da categoria nos estados. “Não há como relatar a matéria enquanto o governo federal não enviar para Câmara o valor. o Ministério do Planejamento levanta dificuldades relacionadas à crise financeira e até com a possibilidade de geração de contradição salarial com outros profissionais do quadro da saúde nos vários municípios brasileiros, o que na minha opinião não seria impedimento por se tratar de uma categoria diferente, uma categoria que não está incluída nas folhas de pagamento das secretarias de saúde, mas sim nos programas de Saúde da Família, em esfera federal”, explicou a parlamentar.
Para o deputado Amary Teixeira a mobilização ajuda a sensibilizar os governadores, secretários municipais de saúde e ministérios envolvidos na questão. “Não dá para pagar um salário mínimo ao único profissional que tem dedicação exclusiva ao SUS, o enfermeiro pode trabalhar em outro hospital privado, assim como os técnicos em radiologia. Mas, os agentes comunitários de saúde e combate às endemias só podem trabalhar no SUS. Então não pode ter complemento, ele tem que ter um piso para que ele se profissionalize, pra que se qualifique”, argumenta o deputado.

Presidente da Federação Baiana de Agentes Comunitários de Saúde e de Combates às Endemias (Febacse), Lúcia Gutenberg confirma a existência de discrepâncias. Segundo ela, enquanto algumas prefeituras atrasam o pagamento de um salário mínimo outras pagam acima de mil reais e em dia. “A dinâmica é muito complicada, existem alguns municípios que os agentes tem um certo respeito, outros de jeito nenhum, não só da valorização do salário, mas também da questão da insalubridade”, denuncia.

O piso salarial nacional é visto como marco zero para a construção da carreira. A Bahia é o estado brasileiro com o maior número de agentes comunitários, 37 mil. Esses trabalhadores assumem papel importante para a concretização das atividades do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles são responsáveis por levar às comunidades urbanas e aos rincões mais longínquos e pobres da nação brasileira, os Programas de Saúde da Família, onde há grande dificuldade da assistência cotidiana de um médico.

O seminário foi promovido em parceria com o gabinete do deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) e contou com a presença de diversos deputados como o presidente da Comissão de Saúde da Alba, José de Arimateia (PRB), Jean Fabrício (PCdoB), Bira Coroa (PT), Marcelilno Galo (PT), Sargento Isidoro (PCS) e do líder do governo na assembleia, Zé Neto (PT). Os prefeitos de Capela do Alto Alegre, Dr. Ney e de Itacaré, Antônio de Anísio, além da vereadora de Salvador, Aladilce Souza (PCdoB) também participaram do ato e prestaram apoio aos trabalhadores. O superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Estado, Ricardo Heinzelmann, representou o governador Jaques Wagner, que por conta de outros compromissos não pôde estar presente. 

Apos as falas de alguns deputados e principalmente da Dep.Alice Portugal ficou mais do claro que o nosso projeto depende basicamente da Presidenta Dilma e que segundo eles também depende do apoio dos governos estaduais e municipais.E falando nisso informo que não foi registrada a presença de nenhum representante da CNM,CONASEMS,e também da presidente da CONACS Ruth Brilhante, nesta quinta-feira (18)

Mais de dois mil agentes comunitários de saúde e de combate às endemias lotaram o estacionamento da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quinta-feira (18), em defesa da criação do piso salarial nacional e regulamentação da categoria.
 
Tags:

Written by

We are the second largest blogger templates author, providing you the most excellent and splendid themes for blogger cms. Our themes are highly professional and seo Optimized.

1 comentários:

  1. Anônimo8/24/2011

    oi Eliana meu nome é Edilson sou agente comunitário de saúde na minha cidade é muito gratificante ler o seu blog é um luta mais pra nossa causa nós vamos vencer. obrigado!

    ResponderExcluir

O Site não se responsabiliza e não aceita comentários que venha ofender, prejudicar, denegrir imagens ou pessoas, por favor modere os comentários.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
@2014 | Designed by Templatezy