Agentes de saúde de todo o país terão agora piso salarial
Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias terão piso salarial, de acordo com a emenda promulgada na última quinta-feira (5) no Congresso Nacional. A Emenda Constitucional 63/10 prevê a definição, por meio de lei federal, do piso salarial dos agentes de saúde e o estabelecimento de diretrizes para os planos de carreira - cuja formulação ficará a cargo de estados e municípios.
De acordo com a emenda, os agentes de saúde constituem atualmente um contingente de aproximadamente 300 mil profissionais, espalhados por todo o território brasileiro e que, no ano de 2008, realizaram cerca de 370 milhões de visitas domiciliares. Em CUIABÁ-MT os agentes beneficiados com a emenda são do Programa Saúde da Família e da Zoonoses.
A estes profissionais estão sendo atribuídos resultados como o índice de redução da mortalidade infantil, o crescente índice de vacinação da população, a expansão da atenção ao pré-natal, acompanhamento do crescimento das crianças através do cartão de vacina, o acompanhamento diário e estatístico de doenças antes quase desconhecidas da população em geral, como a malária, o combate aos transmissores da dengue e da doença de Chagas.
Conforme informações da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), a remuneração mensal de um agente de saúde nos últimos tempos varia de menos de um salário mínimo a até R$ 581,00. A intenção da emenda é valorizar o trabalho dos agentes de saúde, que são a comissão de frente da saúde.
Criação de Paginas e Sites para Internet

0 comentários:
Postar um comentário
O Site não se responsabiliza e não aceita comentários que venha ofender, prejudicar, denegrir imagens ou pessoas, por favor modere os comentários.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.