AD (728x60)

1

Background Image (Bottom)

Background Image (Bottom)
Imagem botão

Side Ad

Side Ad

Completed Series

Completed Series
Imagem top

Featured Post (TOP)

5

Flickr Images

2

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Recent Posts

https://www.facebook.com/classificadoscuiabamt/
Tecnologia do Blogger.

Followers

Blog Archive

Subscribe Via Email

Sign up for our newsletter, and well send you news and tutorials on web design, coding, business, and more! You'll also receive these great gifts:

NOVO SISTEMA DE SAÚDE - e-SUS

noticia

Home Style

mag

Ad unit

1

Educação em Saúde

slider

Carousel

slider

Avisos e Noticias de Ultima Hora...

  • ACS fazem Avaliação nos dias 31/03/2016 e 01/04/2016 e colocam as vacinas em dias na Creche do CAIC no Pedra 90.
  • Pesagem do Bolsa Família do 1º semestre de2016 MARÇO/ABRIL será até o dia 15 de Abril, vá até um PSF ou Posto de Saúde mais proximo de sua casa.

Slideshow

slider

EQUIPE

slider

PROFISSIONAIS

slider

ATENDIMENTO

slider

Total de visualizações

Pesquisar este blog

Post Ads (Documentation)

Top Featured

Sub menu section

agora

DISQUS SHORTNAME

slider

MAIS...

Slider

Boxed Style

slider

Video Of Day

Loading Effect

10

Author Info (Documentation)

Agente Comunitário de Saúde

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Top Featured Background Image

Top Featured Background Image

INFORMAÇÕES

slider

ATIVIDADES DO MES

slider

Flexible Home Layout

Slider

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

EFETIVAÇÃO EM LUCAS DO RIO VERDE

Share & Comment
AGENTES DE LUCAS DE RIO VERDE


 EFETIVAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE.
Os profissionais iniciaram seus trabalhos em meados de 1990, por todo o país. Em 2006, uma lei federal aprovou a efetivação dos agentes para que, a partir de então, fossem contratados apenas por meio de concurso público.

A efetivação dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias de Lucas do Rio Verde, já é uma reivindicação antiga da categoria e também dos vereadores Airton Callai (PSD) e Elizeu Sávio Diniz (PSB), que se uniram a classe e juntos, lutam pela efetivação.

Os profissionais iniciaram seus trabalhos em meados de 1990, por todo o país. Em 2006, uma lei federal aprovou a efetivação dos agentes para que, a partir de então, fossem contratados apenas por meio de concurso público.

O TCE, no entanto, impediu a oficialização dos contratos em 2008. No final do último ano, o tribunal reviu a questão e liberou o acesso dos trabalhadores à estabilidade do setor público.
Apesar da luta pela efetivação se arrastar por vários anos, parece que agora o problema será solucionado. Isso porque, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), emitiu um parecer favorável à ação no início do mês passado. Além disso, o TCE determinou que a admissão ou acesso dos agentes no setor público seja somente por meio de processo seletivo público, conforme prevê a legislação. A revisão da forma de contratação desses profissionais foi emitida este mês, por meio da Resolução 67.

Desta forma, os municípios podem efetivar os agentes, desde que os mesmos tenham passado pelo processo seletivo. Para isso, o poder executivo precisa criar uma Lei Municipal que cria o cargo e efetivar a categoria, passando os agentes de empregado público para servidor público estatutário.

Em Lucas do Rio Verde são cerca de 100, entre agentes comunitários de saúde e agentes de endemias que buscam a efetivação. Para eles, a principal reivindicação é pela estabilidade. “O que nós queremos e reivindicamos é que tenhamos os mesmos direitos que os funcionários públicos efetivos.

Que tenhamos principalmente, estabilidade”, pondera Solange Fátima Casanova, agente de saúde do município.

Nós estamos vulneráveis a ser mandados embora a qualquer momento. Não temos garantia nenhuma. O pior é que tem mulheres que precisam desse emprego, que precisam sustentar a família, enfatiza a agente de saúde Valdirene Tegon Dal Ponte.

Segundo Dinorá Magalhães, presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias (Adacse-MT),  com a efetivação os agentes ganharão também a oportunidade de qualificação. “Regulamentando esses agentes, eles têm condições de se qualificar e prestar melhor o trabalho de prevenção na saúde adequada a favor da sociedade”. 

De acordo com o vereador Airton Callai, “a efetivação dessa classe é muito importante. Não efetivá-las é ter que começar do zero. Fazer novos concursos, contratar pessoas cruas, sem o preparo técnico, sendo que, as que atuam hoje já passaram por esse processo. Além do que, elas já trabalham há muito tempo e conhecem os problemas e soluções da função a qual exercem como também, conhecem todos os bairros e toda a população”.

O que se espera agora é que a prefeitura de Lucas do Rio Verde siga o exemplo desses municípios que já se adequaram e, que faça o mesmo.

Durante reunião no segundo semestre do ano passado, quando da visita do deputado Valtenir Pereira (PSB) ao município, o prefeito Marino Franz e o vice Joci Piccini, se colocaram disposição em solucionar o problema da melhor forma, para que os agentes não fossem prejudicados. “Nós temos percebido a preocupação do prefeito Marino, quanto à efetivação dos agentes”, comentou o deputado, naquela ocasião.

Efetivação
Esta ação foi desencadeada pela Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Mato Grosso (Adacse-MT) e pela Frente Parlamentar de Apoio aos Profissionais, presidida pelo deputado federal licenciado, Valtenir Pereira (PSB).

PARABENS PELA MOBILIZAÇÃO COLEGAS DE RIO VERDE.
ACS Eliana

Tags:

Written by

We are the second largest blogger templates author, providing you the most excellent and splendid themes for blogger cms. Our themes are highly professional and seo Optimized.

0 comentários:

Postar um comentário

O Site não se responsabiliza e não aceita comentários que venha ofender, prejudicar, denegrir imagens ou pessoas, por favor modere os comentários.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
@2014 | Designed by Templatezy