| REPORTAGEM NO RMTTV 1ª EDIÇÃO SOBRE A EFETIVAÇÃO DOS AGENTES COMUNITARIOS DE SAÚDE EM CUIABÁ-MT, UMA LUTA DE 5 ANOS, DA PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE "DINORÁ MAGALHÃES" |
Os municípios de MT têm 90 dias para regularizar a situação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias que trabalham ainda em contratos temporários. O trabalho do Agente Comunitário de Saúde vinha sendo desvalorizado e desmotivado por falta de vontade política foram perdidos muitos anos de férias, décimo terceiro, incentivos, e licença premia.
Em MT são cerca de 8000 Agentes. Para resolver a Precariedade. O Tribunal de Contas Aprovou em dezembro de 2011 que é através de Processo Seletivo e Regime Estatutário que devera ser feita a regularização desta categoria. A revisão feita pele Tribunal a pedido do Presidente da Frente Parlamentar Valtenir Pereira e da Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias “Dinorá Magalhães” devido a uma resolução 20 de 2008 criada pelo anterior Prefeito Wilson Santos, prejudicando a categoria. Foi feita uma certificação pelo Ministério Público a pedido de Dinorá Magalhães dos Agentes Comunitários de Saúde até 14 de fevereiro de 2006. Os agentes que foram contratados depois do ano de 2006 serão feita a uma certificação para comprovação dos processos seletivos pra também serem regularizados. Diz Dinorá que apenas 20 agente comunitários não têm processo seletivo, estes farão novo processo seletivo público. O trabalho do Agente Comunitário de Saúde é reconhecido pela comunidade, pois através de processo público que é selecionado o agente, desta forma o agente tem que residir na comunidade onde vai trabalhar, assim ganha a confiança do morador para então fazer a prevenção e a promoção de saúde.
Assista ao vídeo na reportagem do dia 13 / 01/2012.
VIDEO DO RMTTV 1º EDIÇÃO
CLIQUE E ASSISTA
CLIQUE E ASSISTA
0 comentários:
Postar um comentário
O Site não se responsabiliza e não aceita comentários que venha ofender, prejudicar, denegrir imagens ou pessoas, por favor modere os comentários.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.