AD (728x60)

1

Background Image (Bottom)

Background Image (Bottom)
Imagem botão

Side Ad

Side Ad

Completed Series

Completed Series
Imagem top

Featured Post (TOP)

5

Flickr Images

2

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Recent Posts

https://www.facebook.com/classificadoscuiabamt/
Tecnologia do Blogger.

Followers

Blog Archive

Subscribe Via Email

Sign up for our newsletter, and well send you news and tutorials on web design, coding, business, and more! You'll also receive these great gifts:

NOVO SISTEMA DE SAÚDE - e-SUS

noticia

Home Style

mag

Ad unit

1

Educação em Saúde

slider

Carousel

slider

Avisos e Noticias de Ultima Hora...

  • ACS fazem Avaliação nos dias 31/03/2016 e 01/04/2016 e colocam as vacinas em dias na Creche do CAIC no Pedra 90.
  • Pesagem do Bolsa Família do 1º semestre de2016 MARÇO/ABRIL será até o dia 15 de Abril, vá até um PSF ou Posto de Saúde mais proximo de sua casa.

Slideshow

slider

EQUIPE

slider

PROFISSIONAIS

slider

ATENDIMENTO

slider

Total de visualizações

Pesquisar este blog

Post Ads (Documentation)

Top Featured

Sub menu section

agora

DISQUS SHORTNAME

slider

MAIS...

Slider

Boxed Style

slider

Video Of Day

Loading Effect

10

Author Info (Documentation)

Agente Comunitário de Saúde

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Top Featured Background Image

Top Featured Background Image

INFORMAÇÕES

slider

ATIVIDADES DO MES

slider

Flexible Home Layout

Slider

sexta-feira, janeiro 28, 2011

ACS profissionais que constroem o SUS.

Share & Comment
Os agentes comunitários de saúde (ACS) são profissionais peculiares, que trabalham fazendo a ponte entre a população e o Sistema Único de Saúde (SUS). A profissão surgiu na década de 80, em alguns municípios e estados brasileiros, sendo depois expandida para o país inteiro através do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Com a incorporação de médicos e outros profissionais de saúde às equipes, o PACS deu origem ao Programa Saúde da Família (PSF), que hoje atende a mais da metade da população brasileira, e se tornou a estratégia prioritária para a organização da atenção básica à saúde no Brasil. (Leia também minha explicação sobre o que é a estratégia Saúde da Família.) Certamente os ACS têm sido uma das experiências mais inovadoras do SUS, e agora com o piso salarial eles vão abrir ainda mais um precedente.



Como o ACS têm que morar no local em quem trabalham, foi necessário criar uma Emenda Constitucional (a EC 51) para regularizar a profissão. A regulamentação da EC 51, ou seja, a lei que diz como a Emenda Constitucional será aplicada, é a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006. Dia 4 de fevereiro de 2010 os ACS foram motivo de mais uma Emenda Constitucional, a EC 63, que atribui à União o poder de decidir o piso salarial e o plano de carreira dos ACS e dos agentes de controle de endemia (ACE), mesmo eles sendo contratados pelos municípios.






Paralelamente já tramitava o Projeto de Lei do Senado nº 196/09, que altera a Lei nº 11.350 de forma a exigir nível médio (2º grau) para os novos ACS e ACE, e a estabelecer o piso salarial nacional de R$ 930,00 para ambos. Esse Projeto de Lei não especifica se ou como será corrigido esse valor ao longo do tempo, e não contempla a questão do plano de carreira, previsto na Emenda Constitucional. O PLS nº 196/09 já foi aprovado pelo Senado, e agora tramita na Câmara dos Deputados. Se for aprovado sem alterações, deverá ainda ser sancionado pelo Presidente da República, e então poderá entrar em vigor.






Não é pouco dinheiro. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), se o projeto de lei for aprovado como está, as despesas anuais dos municípios com os ACS aumentarão em quase R$ 1 bilhão (como a nota fala em 238 mil agentes, presumo que esteja referindo-se apenas à remuneração dos ACS). A entidade se queixa de que mais uma vez, o Congresso aprovou uma proposta sem indicar a fonte dos recursos, mas na verdade a Emenda Constitucional não especifica o valor; quem o faz é o Projeto de Lei, que na sua versão atual também diz: A União deverá efetuar, por meio de recursos de seu orçamento, repasse financeiro [...] a fim de garantir o piso mínimo de vencimento [...]. Atualmente o Ministério da Saúde já tem um repasse aos municípios que é proporcional ao número de ACS, mas quando o repasse per capita aumenta o município não é obrigado a aumentar o salário dos ACS.






A conquista dos ACS e dos ACE é um marco na valorização dos profissionais que constroem o SUS. Não conheço qualquer outra profissão de saúde que tenha um piso salarial igual para todos os municípios, e menos ainda alguma com a garantia de um plano de carreira. Espero que a novidade impulsione os profissionais do SUS a conquistar vínculos empregatícios decentes e remunerações adequadas. As entidades médicas, por exemplo, estão há anos pleiteando que a Medicina seja considerada uma carreira de Estado. Vamos ver no que dá.

Tags:

Written by

We are the second largest blogger templates author, providing you the most excellent and splendid themes for blogger cms. Our themes are highly professional and seo Optimized.

0 comentários:

Postar um comentário

O Site não se responsabiliza e não aceita comentários que venha ofender, prejudicar, denegrir imagens ou pessoas, por favor modere os comentários.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
@2014 | Designed by Templatezy