AD (728x60)

1

Background Image (Bottom)

Background Image (Bottom)
Imagem botão

Side Ad

Side Ad

Completed Series

Completed Series
Imagem top

Featured Post (TOP)

5

Flickr Images

2

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Recent Posts

https://www.facebook.com/classificadoscuiabamt/
Tecnologia do Blogger.

Followers

Blog Archive

Subscribe Via Email

Sign up for our newsletter, and well send you news and tutorials on web design, coding, business, and more! You'll also receive these great gifts:

NOVO SISTEMA DE SAÚDE - e-SUS

noticia

Home Style

mag

Ad unit

1

Educação em Saúde

slider

Carousel

slider

Avisos e Noticias de Ultima Hora...

  • ACS fazem Avaliação nos dias 31/03/2016 e 01/04/2016 e colocam as vacinas em dias na Creche do CAIC no Pedra 90.
  • Pesagem do Bolsa Família do 1º semestre de2016 MARÇO/ABRIL será até o dia 15 de Abril, vá até um PSF ou Posto de Saúde mais proximo de sua casa.

Slideshow

slider

EQUIPE

slider

PROFISSIONAIS

slider

ATENDIMENTO

slider

Total de visualizações

Pesquisar este blog

Post Ads (Documentation)

Top Featured

Sub menu section

agora

DISQUS SHORTNAME

slider

MAIS...

Slider

Boxed Style

slider

Video Of Day

Loading Effect

10

Author Info (Documentation)

Agente Comunitário de Saúde

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Top Featured Background Image

Top Featured Background Image

INFORMAÇÕES

slider

ATIVIDADES DO MES

slider

Flexible Home Layout

Slider

segunda-feira, julho 19, 2010

AUDIÊNCIA PUBLICA EM CUIABA MT ACS / ACE 11/06/2010

Share & Comment



Agentes de Comunitarios de Saúde e Endemias ainda não tem respostas da Audiencia Pública em Cuiabá.



     Mais de 300 agentes comunitários e de endemias participaram da audiência pública para discutir a incorporação dos servidores no quadro de funcionalismo público municipal. Estiverem presentes lideranças comunitárias de diversos municípios de Mato Grosso, bem como os deputados estaduais Guilherme Maluf (PSDB), Vilma Moreira (PSB) e o federal, Valtenir Pereira, que é presidente nacional da Frente Parlamentar de Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
   
     A discussão foi proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores de Combate as Endemias de Mato Grosso, (Sintrace-MT) e solicitada por Maluf (PSDB), ex-secretário de Saúde de Cuiabá. O auditório Deputado René Barbour não comportou o presença do grande número de agentes que compareceram ao parlamento estadual com a finalidade de reforçarem a luta pela efetivação. Alguns deles usaram um nariz de palhaço, fazendo referência às promessas não cumpridas do prefeito Wilson Santos (PSDB).
   
     Para a agente de Cuiabá, Marideza de Moraes Bezerra, 39 anos, esse encontro foi um grande avanço na luta de dois anos. "Espero que agora sejamos efetivados. Falta o cumprimento da palavra do prefeito Wilson Santos que já até fez festa para a efetivação, só falta mesmo a assinatura dele", disse Marideza.
   
     Ela também destacou que depois que o Sintrace foi estruturado, os trabalhadores tiveram seus direitos respeitados enquanto cidadãos. Entre as reclamações que pairaram na Assembléia, os agentes apontaram a insegurança que tinham em trabalhar, o que não permitia sequer as faltas justificadas por doenças ou férias conforme previsto nas leis trabalhistas.
   
     Contudo, apesar dos avanços, o presidente do Sintrace, Wilson Cutas, destacou que ainda é preciso acompanhar a saúde desses trabalhadores, já que em muitos casos o contato com inseticidas, como o Temefox, que provoca intoxicação. As cidades de Cuiabá e Várzea Grande, que concentram o maior número de servidores, estão no foco imediato para a solução desse impasse com os gestores. Ao todo, em Mato Grosso, estima-se um total de seis mil agentes, em Cuiabá são 688 e em Várzea Grande são 400.
   
     Para o deputado Valtenir, o problema consiste em entender que a Emenda Constitucional 51, a Lei Federal 11.350/06 e as Leis Municipais 4.941/06 e 5.039/07, bem como a Notificação Recomendatória nº 02/2007 do Ministério Público Estadual obrigam o Executivo a torná-los funcionários públicos municipais de uma forma diferente da contratação por concursos.
   
     O congressista explicou que por ser em caráter experimental, em princípio se adotou a contratação temporária, mas que esse perfil mudou conforme as estatísticas que comprovaram a queda no índice de mortalidade infantil e de endemias, a partir desse trabalho de prevenção. Em outros municípios Brasil a fora, a categoria foi incorporada pelos gestores através do sistema CLT ou estatutário.
   
     Para a escolha desses agentes de saúde, a Emenda 51, de autoria do deputado federal Maurício Hands prevê em seu texto uma seleção diferenciada, que não submete o candidato à prova de matemática, por exemplo, mas identifica na pessoa um perfil daquele que vai se dedicar as visitas de 10 à 15 residências de famílias que precisão, diariamente, de orientação preventiva.
   
     A origem desse trabalho dos agentes sociais é cubana, trazida inicialmente, em 1985, para a cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Em 1994 o Ministério da Saúde, lançou o Programa de Saúde de Família (PSF) como política nacional de atenção básica, com caráter organizativo e substitutivo, fazendo frente ao modelo tradicional de assistência primária baseada em profissionais médicos especialistas.
   
     Percebendo a expansão do Programa Saúde da Família que se consolidou como estratégia prioritária para a reorganização da Atenção Básica no Brasil, o governo emitiu a Portaria Nº 648, de 28 de março de 2006, onde ficava estabelecido que o PSF é a estratégia prioritária do Ministério da Saúde para organizar a Atenção Básica — que tem como um dos seus fundamentos possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade, reafirmando os princípios básicos do SUS: universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade - mediante o cadastramento e a vinculação dos usuários.
   
     No final do encontro, um dos encaminhamentos das autoridades presentes foi cobrar a concretização da promessa do prefeito tucano, bem como a mesma ação nos demais municípios do interior. Além disso, registrou-se um documento solicitando que os servidores não tivessem seu dia de trabalho descontado por comparecem à discussão, já que corriam esse risco por ameaça do próprio Executivo.
Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis e Araputanga lotaram ontem o auditório “René Barbour”, na Assembléia Legislativa, na capital. Eles reivindicam a efetivação das duas categorias ao quadro de funcionalismo público municipal. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Combate as Endemias de Mato Grosso (Sintrace/MT), Wilson Cutas, a incorporação está prevista na Lei Federal 11.305/2006, Emenda Constitucional 51 e leis municipais 4.941/2006 e 5.309/2007. Também há uma notificação recomendatória nº 02/2007 do Ministério Público Estadual que determina o Executivo a torná-los funcionários públicos municipais.

“Há dois anos lutamos pela efetivação. Esperamos o apoio dos deputados para que nos ajudem a resolver esta celeuma junto aos municípios que representam”, disse Cutas. O assunto foi discutido em audiência pública solicitada pelo deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), ex-secretário de Saúde de Cuiabá.

Atualmente, segundo presidente do Sintrace, os agentes comunitários e de endemias são contratados. A efetivação garantirá aos profissionais das duas classes o vínculo empregatício e os direitos trabalhistas previstos na legislação e, sobretudo, estabilidade.

Presente na audiência pública, o diretor de Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá, Wagner Simplício, informou que existem controvérsias jurídicas sobre o tema. Segundo ele, os Conselhos Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) e o de Secretários de Saúde (Conass) defendem a contratação dos agentes pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), ou seja, por meio da realização de processo seletivo.

Entretanto, existem controvérsias jurídicas para torná-los servidores públicos estatutários. “Para isso, é necessário concurso público”, observou. Segundo ele, a prefeitura já solicitou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) uma decisão de acórdão.

Simplício garantiu que há todo um interesse do município em promover a desprecarização dos contratos de trabalho dos agentes. “Estamos aguardando o parecer do TCE. Tão logo saia a decisão adotaremos os encaminhamentos necessários”, afirmou.(JD) 

            Então caros colegas ACS/ACE, ainda não temos nenhuma noticia sobre a EFETIVAÇÃO, diz a presidente da associação Dinorá Magalhães, que é tudo um jogo de empurra para um e outro e nada se resolve. E a ELEIÇÃO VEM POR AI, QUEM REALMENTE MERECE NOSSO VOTO?????? SE NEM A ASSOCIAÇÃO,nem prefeito,nem governo RESOLVE A NOSSA SITUAÇÃO!!!!! NOSSOS DIREITOS ESTÃO APROVADO EM LEI.Na verdade todos estão fazendo pouco por nós ACS/ACE.
Tags:

Written by

We are the second largest blogger templates author, providing you the most excellent and splendid themes for blogger cms. Our themes are highly professional and seo Optimized.

0 comentários:

Postar um comentário

O Site não se responsabiliza e não aceita comentários que venha ofender, prejudicar, denegrir imagens ou pessoas, por favor modere os comentários.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
@2014 | Designed by Templatezy